Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Blog do Desenvolvimento

16:45 29/10/2024

Biodiversidade |
Sustentabilidade |
COP 16 |
ODS |
Clima |

Documento apresenta estratégia de atuação do BNDES em prol da biodiversidade

Lançada durante a programação da 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP 16), que está acontecendo em Cali, na Colômbia, a publicação Biodiversidade – Compromisso do BNDES com a natureza reúne as iniciativas do Banco voltadas ao tema. A atuação do BNDES busca colaborar para que o Brasil cumpra os objetivos firmados no âmbito do novo Marco Global da Diversidade Biológica de Kunming-Montreal, em especial aqueles estabelecidos na Estratégia e Plano de Ação Nacional para Biodiversidade.

Com o compromisso de apoiar a conservação, o uso sustentável e a restauração de ecossistemas terrestres e aquáticos, o BNDES vem aperfeiçoando seus instrumentos de apoio por meio do aumento de escala e impacto, além de estar continuamente trabalhando para o desenvolvimento de novas soluções. Como exemplos desse esforço, destacam-se:

  • A retomada do Fundo Amazônia, maior fundo global de financiamento de ações para a redução de emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal (REDD+), que no período recente contou com o aumento da estrutura interna do BNDES dedicada à sua operacionalização, a retomada das captações de recursos, bem como com a diversificação dos doadores internacionais.

  • O lançamento do Arco da Restauração, que tem a meta ambiciosa de recuperar a vegetação nativa no atual arco do desmatamento da Amazônia, congregando diversos instrumentos financeiros para restaurar 6 milhões de hectares de floresta até 2030 e 24 milhões de hectares até 2050.

  • A ampliação da capacidade de financiamento do Fundo Clima, dedicado a projetos de mitigação e adaptação climática.

  • O lançamento da iniciativa Sertão Vivo, parceria entre o BNDES e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) da ONU para apoiar os estados da região Nordeste do Brasil na implementação de projetos que aumentem a resiliência climática da população rural que habita o semiárido.

  • O lançamento do BNDES Azul, que engloba as ações de conservação e restauração de biomas marinhos e costeiros, de modo a contribuir para os objetivos estabelecidos pela ONU para a Década do Oceano (2021-2030).

Para saber mais sobre as frentes de atuação da estratégia do BNDES para biodiversidade, acesse aqui a publicação completa.

Se você tem interesse em se aprofundar nos conceitos do tema e conhecer os desafios e oportunidades para o Brasil nessa agenda, clique aqui e assine a série especial de newsletters sobre Biodiversidade que será divulgada pelo BNDES durante o mês de novembro.


Conteúdos relacionados

Relatório apresenta avanços da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) do BNDES

BNDES lança documento com estratégia climática para uma transição justa

BNDES mantém liderança em ranking de responsabilidade socioambiental, aponta relatório

Atuação socioambiental no setor financeiro

*campo obrigatório