
Investimento em capital fixo no Brasil: um retrato de longo prazo
Edição n. 23/2024
A capacidade produtiva de uma economia é determinada pelos fatores de produção disponíveis (notadamente, capital e trabalho) e pela produtividade. Decorre disso que o crescimento econômico de um país depende da acumulação de capital, do aumento do número de trabalhadores e do crescimento da produtividade. O Estudo Especial 23 tem foco em um desses fatores: a acumulação de capital. Para tal, analisa a evolução do crescimento da economia e do investimento em capital fixo no Brasil no período de 1947 a 2022, partindo de dados disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Analisando a evolução do crescimento do PIB e da taxa de investimento entre 1948 e 2023, fica evidente a mudança ocorrida nas trajetórias do crescimento e da taxa de investimento da economia após os anos 1980. As barras representam os números anuais, enquanto as linhas pontilhadas, as médias (aritméticas) de dez anos.
Fonte: Os dados de formação bruta de capital fixo e do PIB de 1996 a 2023 são do IBGE, e aqueles entre 1947 e 1995 são obtidos a partir do Ipea.
Assim, pode-se verificar que a evolução da taxa de investimento da economia brasileira entre 1947 e 2021 guarda relação com o crescimento do PIB, tal como esperado. Em particular, chama atenção que no período 1947-1980, de alto crescimento da economia brasileira, a taxa de investimento era bastante elevada, enquanto no período 1981-2021, de baixo crescimento, a taxa de investimento foi extremamente reduzida.
Explicita-se assim que, ao menos em parte, o baixo crescimento da economia brasileira nos últimos quarenta anos se deve a sua reduzida taxa de investimento. Destaca-se, nesse aspecto, a baixa taxa de investimento em infraestrutura, segmento em que o Brasil apresenta gargalos expressivos e que tem relevantes efeitos sistêmicos sobre a economia.
Nesse sentido, a elevação do crescimento econômico de longo prazo brasileiro passa por um aumento sustentável da taxa de investimento. O BNDES, no seu papel de financiar o desenvolvimento do país alinhado às diretrizes do Governo Federal, é uma instituição central para a superação desse desafio.
>> Acesse o estudo completo aqui
Conteúdos relacionados
Para recuperar dinamismo econômico, Brasil precisa elevar sua taxa de investimento
Atividade econômica do início de 2024 surpreende positivamente e mostra resiliência