Pular para o conteúdo principal

Menu

Estudos especiais Post

BNDES se destaca como uma das instituições que mais avalia impacto de sua atuação

Conclusão é baseada em levantamento realizado pelo The Montreal Group (TMG), que compara métodos de avaliação utilizados por bancos públicos de desenvolvimento de todo o mundo

Edição n. 15/2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma das instituições públicas de desenvolvimento do mundo que adotam maior variedade de métodos para monitorar e avaliar a efetividade de sua própria atuação. A conclusão está em análise publicada pelo The Montreal Group (TMG), fórum internacional de instituições financeiras de desenvolvimento que apoiam micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

O comparativo é um dos destaques da última edição dos Estudos Especiais do BNDES, que aborda a evolução do sistema de monitoramento e avaliação (M&A) do BNDES nas últimas décadas. O trabalho mostra que atualmente a instituição conta com diversos métodos de avaliação para medir seu impacto, em sintonia com a própria complexidade da atuação das instituições de desenvolvimento.

Implementado a partir de 2011, o sistema utilizado pelo BNDES busca lidar com isso combinando instrumentos quantitativos e qualitativos, aplicados tanto antes (ex-ante) quanto depois das intervenções (ex-post). As ferramentas incluem modelos para avaliar, na partida, o que se espera de um projeto a ser apoiado – como é o caso do Scoring de Impacto (SIm) – e para verificar se a iniciativa realmente atingiu os resultados pretendidos, a exemplo do Quadro de Resultados (QR) e do Quadro de Teoria da Mudança (QTM).

O BNDES lança mão ainda de modelos insumo-produto para estimar os empregos envolvidos nos projetos apoiados, bem como estudos baseados em análise contrafactual, que buscam associar determinados efeitos às iniciativas apoiadas. Hoje, as avalições de impacto sobre o Banco já somam 99 trabalhos, sendo 68 produzidos por avaliadores externos e 31 pela própria instituição. Os estudos podem ser acessados no site do BNDES.

A partir de uma pesquisa global com seus membros sobre práticas de M&A adotadas, o TMG revelou que o BNDES era o único que adotava todos os tipos de análise de impacto mapeados. A comparação envolveu outras 12 instituições de desenvolvimento de países como Canadá, México, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Bélgica, Japão, Marrocos, Nigéria e Arábia Saudita.

Com base nesse histórico, o estudo especial conclui que o BNDES dispõe de um “sistema de M&A consolidado”, que se mostra avançado na comparação com seus pares internacionais.

 

>>Acesse o estudo completo aqui

 

 

Temas:

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Resultado do PIB consolida desaceleração da atividade no 3T25
Estudos especiais
Post

Resultado do PIB consolida desaceleração da atividade no 3T25

O produto interno bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 (3T/2025) na comparação com o trimestre imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. O resultado ficou praticamente em linha com a mediana das expectativas de mercado (0,1%).
Capa da noticia - <p>O <em>funding</em> verde dos bancos de desenvolvimento: de onde vem?</p>
Estudos especiais
Post

O funding verde dos bancos de desenvolvimento: de onde vem?

No contexto da atual emergência climática, os bancos de desenvolvimento vêm ampliando sua atuação direcionada à descarbonização e preservação ambiental e, consequentemente, buscado novas fontes de recursos para esse fim. O Estudo especial do BNDES 61 analisa de onde vem o funding verde dos principais bancos de desenvolvimento, comparando o BNDES aos seus pares.
Capa da noticia - Emissões de gases do efeito estufa (GEE) evitadas e removidas do BNDES com o apoio do Fundo Clima
Estudos especiais
Post

Emissões de gases do efeito estufa (GEE) evitadas e removidas do BNDES com o apoio do Fundo Clima

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) é uma das principais fontes de recursos para o alcance das metas brasileiras do Acordo de Paris. As reduções ou remoções de carbono viabilizadas por meio de seus projetos são um de seus indicadores de efetividade de maior relevância. Nesse processo, as ferramentas utilizadas pelo BNDES para a realização deste cálculo são reconhecidas por sua transparência metodológica, colocando o Fundo Clima em posição de destaque.
Capa da noticia - Fontes de recurso para financiar o desenvolvimento sustentável brasileiro
Estudos especiais
Post

Fontes de recurso para financiar o desenvolvimento sustentável brasileiro

Em um contexto de crise climática, as fontes de financiamento para o desenvolvimento sustentável são essenciais. Desde a década de 1970 atuando na área ambiental, o BNDES vem ampliando e diversificando seu funding verde de modo a apoiar esses investimentos.