BNDES e Unctad promovem seminário sobre transição verde na América Latina
Instituições trabalharão juntas para ajudar os países da região a coordenar a implementação de políticas industriais para a economia verde
Instituições trabalharão juntas para ajudar os países da região a coordenar a implementação de políticas industriais para a economia verde
O BNDES e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) realizam entre 8 e 9/4, na sede do Banco, no Rio de Janeiro (RJ), o seminário Green Transition in Latin America (Transição Verde na América Latina). O objetivo do seminário é fortalecer a cooperação regional na busca pelo desenvolvimento das economias, em meio à necessária transição verde.
Na sessão de abertura, Nelson Barbosa destacou os desafios para o BNDES na economia brasileira do século XXI, já que o Banco está no centro da nova política de desenvolvimento do país, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica. “O Brasil enfrenta as mesmas dificuldades que outros países da América Latina para fazer a transição verde, em meio a uma economia muito desigual”, disse ele. “Espero que, especialmente, hoje e amanhã mostremos alguns caminhos e algumas oportunidades para os nossos países e para as nossas instituições trabalharem juntas”.
Segundo o diretor da Unctad, Richard Kozul-Wright, os governos dos países têm o importante papel de criar um ambiente dinâmico, inclusivo e sustentável a partir das políticas industriais, onde a dimensão regional é importante. E destacou que a Unctad está trabalhando a integração de políticas nacionais e regionais em outras regiões e que pode contribuir com os países da América Latina.
“Há limites para o que os governos nacionais podem fazer. Então, a dimensão regional é uma dimensão particularmente importante. E a Unctad está fazendo bastante trabalho, não só na região americana, mas particularmente no contexto da Ásia, onde estamos olhando a interação entre políticas nacionais e regional como parte da transição verde”, afirmou.
Participam do evento, além do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos, Nelson Barbosa, e do diretor da Unctad, Richard Kozul-Wright, representantes dos governos da República Dominicana e da Colômbia, entre outros.
Confira abaixo trecho da abertura de Richard Kozul-Wright:
Em evento realizado no auditório do BNDES na última sexta-feira, dia 15, especialistas discutiram as perspectivas atuais da China e seus impactos econômicos e geopolíticos no cenário global.
Texto para Discussão assinado pela diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES Luciana Costa e por técnicos da Área de Transição Energética e Clima debate o papel do petróleo e gás na transição energética do Brasil.