Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Tudo sobre A&D: dos jatos da Embraer ao uso de dirigíveis no Brasil

O BNDES tem longo histórico de apoio ao desenvolvimento do setor de aeroespaço e defesa (A&D) brasileiro e sua atuação sempre esteve acompanhada por uma produção regular de análises a respeito do setor. Com o intuito de ampliar o acesso a esse conhecimento, parte desses artigos foi reunida agora em uma edição temática do BNDES Setorial. 

O BNDES tem longo histórico de apoio ao desenvolvimento do setor de aeroespaço e defesa (A&D) brasileiro. Financiando projetos de novas aeronaves ou apoiando a exportação desses bens, o Banco vem contribuindo para a estruturação do setor e para o sucesso da Embraer, hoje uma das maiores fabricantes mundiais de aviões.   

 

A atuação do BNDES sempre esteve acompanhada por uma produção regular de análises a respeito do setor, que inclui estudos sobre os seus diferentes segmentos de mercado, suas necessidades e meios de financiamento, suas perspectivas de futuro e sobre a própria contribuição do Banco.

 

Com o intuito de ampliar o acesso a esse conhecimento, parte desses artigos foi reunida agora em uma edição temática do BNDES Setorial, dedicada ao setor de aeroespaço e defesa.

 

Confira  a seguir o que você encontra no BNDES Setorial – Edição A&D:

  • 23 artigos sobre o setor, produzidos entre 2010 e 2018.
  • Mais de 900 páginas de conteúdo especializado.
  • Quatro seções temáticas: análises de mercado; necessidades e meios de financiamento; contribuições do BNDES; e panoramas setoriais e projeções.
  • Textos sobre aviação executiva a jato, dirigíveis, helicópteros civis, indústria de defesa e segurança, empresas aéreas de baixo custo, entre outras.
  • Estudos sobre estrutura e modelos de financiamento do setor, abordando papel das agências de crédito à exportação, bancos, lessors e seguradoras, além de temas como leasing aeronáutico, garantias e indicadores para análise econômico-financeira das empresas do setor.
  • Artigos sobre a trajetória da Embraer e apoio financeiro do BNDES.
  • Estudos sobre concorrência/acordos entre as grandes fabricantes mundiais de aviões: Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer.
Clique aqui para baixar

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.