Pular para o conteúdo principal

Menu

Infraestrutura Podcast

Infraestrutura sustentável: uma nova agenda para impulsionar a economia brasileira

No novo episódio do podcast Diálogos BNDES, o economista Rogério Studart, que é sênior fellow do World Resources Institute (WRI), e o Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, explicam o que é infraestrutura sustentável e conversam sobre como os investimentos nessa área podem impulsionar a recuperação econômica no Brasil, criando empregos e melhorando a qualidade de vida da população.

 

 

No novo episódio do podcast Diálogos BNDES, o economista Rogério Studart, que é sênior fellow do World Resources Institute (WRI), e o Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, explicam o que é infraestrutura sustentável e conversam sobre como os investimentos nessa área podem impulsionar a recuperação econômica no Brasil, criando empregos e melhorando a qualidade de vida da população.

 

Segundo Studart, a infraestrutura sustentável é toda aquela que contribui para redução de emissões de carbono, que é mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas e que tem impactos positivos nas condições de vida da população. Ele destaca que os multiplicadores desse tipo de investimento sobre emprego e produção são ainda maiores do que os de projetos tradicionais de infraestrutura, tornando-os estratégicos no momento atual.


retrato_rogerio_studart“O Brasil já tem um desemprego muito alto, então a gente tem que pensar o investimento agora como uma forma de recuperar e reconstruir, tem que pensar no impacto imediato que você teria lançando investimentos em infraestrutura sustentável”, ressalta Studart.


Para Fábio Abrahão, que é responsável pelas áreas de estruturação de projetos de infraestrutura no Banco, é preciso considerar o equilíbrio entre os interesses da população, de investidores e do governo. Ele conta que o BNDES vem trabalhando em diferentes setores estratégicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, citando exemplos em saneamento e logística. Nesse trabalho, ele esclarece que o Banco tem buscado ampliar a competitividade e atrair investidores qualificados, criando as condições para melhorar a prestação dos serviços para população e dar escala aos investimentos.


retrato_fabio_abrahao“A gente quer abrir, quer trazer o mundo para o setor de infraestrutura brasileira, e a gente acha que isso é uma parte importante para a gente poder garantir inclusive a cobrança pela sustentabilidade. A prática, de um lado, e também um ambiente maduro, que naturalmente traz a auto-vigilância, do outro”, complementa Abrahão.

 

Nesse contexto, o Banco lança também esta semana o BNDES Hub de Projetos, uma plataforma digital com informações sobre seus projetos de concessões, PPPs e privatizações. O site traz ainda um panorama sobre diferentes setores da economia brasileira e outras informações úteis para investidores.

 

Conteúdos relacionados:

 

Cláudio Frischtak escreve sobre saneamento

 

Novo marco legal do saneamento e atuação do BNDES

 

Desestatização: como estruturar projetos bem-sucedidos em diferentes setores? 

 

Como o investimento em infraestrutura pode ajudar na retomada da economia?

 

 

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Ônibus elétricos no Brasil: desafios, experiências internacionais e propostas
Infraestrutura
Post

Ônibus elétricos no Brasil: desafios, experiências internacionais e propostas

A transição para ônibus elétricos no Brasil é uma necessidade ambiental e uma oportunidade estratégica. Embora os desafios sejam significativos, experiências internacionais comprovam que soluções inovadoras e políticas públicas robustas podem acelerar essa transformação. 

Capa da noticia - Avanços, desafios e limitações da regulação do setor de saneamento sob responsabilidade da ANA
Infraestrutura
Post

Avanços, desafios e limitações da regulação do setor de saneamento sob responsabilidade da ANA

Entre os avanços introduzidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento está a atribuição de novas competências à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para regularização do setor. Artigo da Revista do BNDES 59 discute os desafios desse percurso e a importância de superá-los.
Capa da noticia - BNDES Verde: Apoio ao desenvolvimento regional sustentável e Iniciativas de infraestrutura são destaques da última semana
Infraestrutura
Post

BNDES Verde: Apoio ao desenvolvimento regional sustentável e Iniciativas de infraestrutura são destaques da última semana

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), apresentamos uma série, dividida em 4 partes, com as principais iniciativas do BNDES relacionadas ao tema. Os destaques da última semana são: Apoio ao desenvolvimento regional sustentável e Iniciativas de infraestrutura.
Capa da noticia - A petroleira do século 20 e a empresa de energia do século 21
Infraestrutura
Artigo assinado

A petroleira do século 20 e a empresa de energia do século 21

Em artigo publicado na íntegra no blog, a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, discute se faz sentido o Brasil em 2023 pesquisar a exploração futura de petróleo na região da chamada "margem equatorial", abordando questões técnicas a serem detalhadas e o que isso representa no contexto de transição energética para economia neutra em carbono.