Pular para o conteúdo principal

Menu

Estudos especiais Post

Entenda os principais conceitos de dívida pública utilizados no Brasil

Novo Estudo especial do BNDES (edição 16/2024) trata do tema endividamento público e apresenta principais definições – e diferenças entre elas – do conceito de dívida pública utilizadas no Brasil.

Edição n. 16/2024

No início de fevereiro, foram divulgados pelo Banco Central do Brasil (BCB) os resultados fiscais do país em 2023, entre eles, dados relativos ao endividamento público. Dívida pública é um dos conceitos centrais na área fiscal, dado que sua trajetória se torna referência de mercado, influenciando preços importantes da economia, como taxas de câmbio e juros.

É importante notar, porém, que não existe uma única definição de dívida pública e que diferentes concepções do conceito captam e enfatizam aspectos distintos das contas governamentais. Indicadores de endividamento bruto, por exemplo, fornecem uma perspectiva da evolução dos passivos do governo geral. Indicadores de endividamento líquido, por sua vez, permitem uma visão mais fidedigna do balanço patrimonial do governo.

A mais recente publicação da série Estudos especiais do BNDES, intitulada Conceitos de dívida pública no Brasil (edição 16/2024), trata desse tema e se propõe a apresentar e discutir brevemente as mais relevantes definições de dívida pública utilizadas no Brasil. São elas: dívida bruta do governo geral no conceito utilizado pelo BCB (DBGG – BCB), dívida bruta do governo geral no concento do Fundo Monetário Internacional (DBGG – FMI), dívida líquida do governo geral (DLGG) e dívida líquida do setor público (DLSP). Suas trajetórias nas últimas duas décadas e seus números em 2023 como proporção do tamanho da economia, bem como as diferenças entre as quatro definições, são apresentadas no novo estudo do Banco.

Acesse o estudo completo aqui.
Temas:

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Da conjuntura econômica à sustentabilidade ambiental: conheça a coletânea dos<em> Estudos especiais do BNDES</em> 2025
Lançamentos de publicações
Post

Da conjuntura econômica à sustentabilidade ambiental: conheça a coletânea dos Estudos especiais do BNDES 2025

Um compilado de análises de temas econômicos pertinentes ao debate público, a publicação organizada por Gilberto Borça e José Antônio Pereira de Souza, economistas do BNDES, reúne 25 textos da série Estudos especiais do BNDES divulgados ao longo de 2025.
Capa da noticia - Resultado do PIB consolida desaceleração da atividade no 3T25
Estudos especiais
Post

Resultado do PIB consolida desaceleração da atividade no 3T25

O produto interno bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 (3T/2025) na comparação com o trimestre imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. O resultado ficou praticamente em linha com a mediana das expectativas de mercado (0,1%).
Capa da noticia - <p>Crédito rural do BNDES e considerações sobre concentração fundiária no Brasil</p>
Estudos especiais
Post

Crédito rural do BNDES e considerações sobre concentração fundiária no Brasil

O Estudo especial do BNDES 62 busca trazer algumas evidências de como o crédito rural tem se relacionado com a concentração de terras no país e qual o papel desempenhado pelo BNDES.
Capa da noticia - <p>O <em>funding</em> verde dos bancos de desenvolvimento: de onde vem?</p>
Estudos especiais
Post

O funding verde dos bancos de desenvolvimento: de onde vem?

No contexto da atual emergência climática, os bancos de desenvolvimento vêm ampliando sua atuação direcionada à descarbonização e preservação ambiental e, consequentemente, buscado novas fontes de recursos para esse fim. O Estudo especial do BNDES 61 analisa de onde vem o funding verde dos principais bancos de desenvolvimento, comparando o BNDES aos seus pares.