Em sua mais recente edição, o periódico de análises setoriais do BNDES reúne três novos artigos. A publicação, dedicada a estudos produzidos por empregados do Banco, aborda nesta edição questões dos setores de logística, agroindústria e aeroespaço e defesa.
No artigo Shortlines: o desafio de implantá-las no Brasil, autores do Departamento de Transportes e Logística analisam aspectos favoráveis e restritivos à implementação de um mercado de pequenos trechos ferroviários no Brasil, que ganhou relevância com a evolução recente do marco legal do setor. Na avaliação do estudo, trechos greenfield com carga definida, conectados a ferrovias troncais, e segmentos subutilizados que atravessam centros de cargas industriais têm vocação natural para se tornarem shortlines sob regime de autorização.
Já o estudo Carne vegetal e cultivada: novas alternativas à carne tradicional, elaborado por autores do Departamento do Complexo Agroalimentar e de Biocombustíveis, avalia como essas novas vertentes de produção de proteína podem contribuir para redução de impactos socioambientais do setor. O trabalho aponta que esses mercados representam alternativas em um contexto de redução de emissões de gases de efeito estufa e de melhor aproveitamento de recursos naturais.
Por fim, a segunda parte de artigo sobre fontes de financiamento para aeronaves comerciais, produzida por equipe do Departamento de Comércio Exterior, aborda o papel do mercado de capitais nesse segmento. Mais consolidado nos EUA, esse mercado é baseado principalmente em estruturas financeiras como o Enhanced Equipment Trust Certificate (EETC) e o Asset Backed Securitization (ABS), que são detalhadas e discutidas no estudo.
> Acesse a publicação completa