Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Estudo destaca papel das energias renováveis na agenda do clima

No contexto das discussões da COP26 e da agenda de mitigação das mudanças climáticas, o BNDES lança uma série de três estudos que explicam como bancos de desenvolvimento podem atuar para alavancar os investimentos em três setores estratégicos: energias renováveis, reflorestamento e mobilidade urbana. A primeira edição lançada aborda o cenário das energias renováveis no Brasil e mapeia como o BNDES contribuiu para incrementar esse tipo de geração desde o início do século XXI.

No contexto das discussões da COP26 e da agenda de mitigação das mudanças climáticas, o BNDES lança uma série de estudos que explicam como bancos de desenvolvimento podem atuar para alavancar os investimentos em três setores estratégicos: energias renováveis, reflorestamento e mobilidade urbana.

 

A primeira publicação, #Por um futuro sustentável – BNDES + energias renováveis, destaca a grande participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira – de 48,4% em 2020 – e mapeia como o BNDES contribuiu para incrementar esse tipo de geração no século XXI. O estudo registra que, entre 2000 e 2020, o Banco desembolsou mais de R$ 133 bilhões (a preços de agosto de 2021) para projetos de energias renováveis, impulsionando investimentos em parques eólicos, usinas solares, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), geração por biomassa, e ainda em biocombustíveis. 

capa_paper_energia_renovavel

 

Esse apoio do Banco, como mostra a publicação, representa uma contribuição expressiva para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris. Considerando os projetos apoiados pelo BNDES no período de 2015 a 2020, a análise aponta que isso equivale a um total de emissões evitadas de 48,1 milhões de toneladas de CO2.

 

Baixe o estudo completo e saiba mais sobre como o BNDES vem trabalhando por um futuro sustentável

 

Acesse também a versão em inglês

   

 

 

 

 

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.