Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Hábitos prejudiciais à saúde e desalavancagem e política fiscal são temas dos livros do 35º Prêmio BNDES de Economia

Na 35ª edição da premiação, Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida foi o ganhador do primeiro lugar na categoria Doutorado. Sua tese Hábitos prejudiciais à saúde: demanda e seus efeitos no atraso escolar e no mercado de trabalho, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba, traz três ensaios sobre o tema. O primeiro analisa a demanda das famílias brasileiras por bebidas alcoólicas e cigarro, com ênfase na elasticidade-preço e na elasticidade-dispêndio e nas simulações de mudanças nos preços desses itens sobre o bem-estar.

O Prêmio BNDES de Economia é um concurso promovido pelo Banco desde 1977, com o objetivo de estimular a pesquisa no campo da Ciência Econômica Pura e Aplicada segundo a perspectiva nacional, regional ou setorial. Para isso, são selecionados e premiados trabalhos técnico-científicos nas categorias Mestrado e Doutorado. Além de receber um prêmio em dinheiro, os primeiros lugares em cada categoria têm seu trabalho publicado pelo BNDES.

Na 35ª edição da premiação, Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida foi o ganhador do primeiro lugar na categoria Doutorado. Sua tese Hábitos prejudiciais à saúde: demanda e seus efeitos no atraso escolar e no mercado de trabalho, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba, traz três ensaios sobre o tema. O primeiro analisa a demanda das famílias brasileiras por bebidas alcoólicas e cigarro, com ênfase na elasticidade-preço e na elasticidade-dispêndio e nas simulações de mudanças nos preços desses itens sobre o bem-estar. O segundo, por sua vez, avalia o papel da exposição de alunos aos fatores de risco comportamentais à saúde – cigarro, bebida alcoólica e excesso de peso – no resultado educacional no Brasil. Por fim, no terceiro ensaio o autor explora a heterogeneidade da repercussão de hábitos pessoais não saudáveis, expressa pelo uso do cigarro, sobre a produtividade do trabalho e no trade-off salário e risco.

Baixe o livro completo: Doutorado

Já na categoria Mestrado, a dissertação premiada Desalavancagem e política fiscal em um modelo de consistência entre fluxos e estoques (SFC), de Ítalo Pedrosa Gomes Martins, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, tem como objetivo avaliar, por meio de um modelo teórico, as interações macroeconômicas entre a dívida privada, o déficit público, a dívida pública e o crescimento econômico em um contexto de desalavancagem do setor privado. Para isso, simula-se um modelo stock-flow consistent (SFC) de economia fechada, composto de famílias, firmas, bancos, banco central e governo.

Baixe o livro completo: Mestrado
Se preferir receber os livros impressos gratuitamente, faça sua solicitação aqui.
Temas:

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Lançamento: BNDES Setorial 59
Lançamentos de publicações
Post

Lançamento: BNDES Setorial 59

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre energia renovável, cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportação.
Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.

O que você está buscando?