Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Infraestrutura no Brasil: ajustando o foco

O texto para discussão, de autoria do engenheiro Alexandre Pereira e do economista Fernando Puga, da Área de Planejamento e Pesquisa do BNDES, trará um debate sobre as dificuldades e desafios para a infraestrutura no Brasil, apontando oportunidades de melhoria e expansão nos setores de saneamento, logística, energia elétrica e telecomunicações. Leia a introdução do texto, que será lançado em breve.

O texto para discussão, de autoria do engenheiro Alexandre Pereira e do economista Fernando Puga, da Área de Planejamento e Pesquisa do BNDES, trará um debate sobre as dificuldades e desafios para a infraestrutura no Brasil, apontando oportunidades de melhoria e expansão nos setores de saneamento, logística, energia elétrica e telecomunicações. Leia a introdução do texto, que será lançado em breve:

Introdução

A preocupação com infraestrutura é elemento comum, que une países desenvolvidos e em desenvolvimento nas discussões sobre como promover o crescimento econômico e social. A União Europeia avalia que parte da infraestrutura dos países-membros está obsoleta, precisa ser expandida e modernizada, também sendo necessário aumentar o investimento na integração física do bloco econômico. Nos Estados Unidos da América (EUA), a aceleração dos investimentos em infraestrutura é motivada pela necessidade de contornar uma carência que se arrasta por muitos anos. As estimativas do Governo Federal apontam a necessidade de dobrar os investimentos nesse setor. No Brasil, o estoque de capital no setor de infraestrutura é muito baixo em relação às necessidades sociais e econômicas do país. Em muitos segmentos, os gargalos têm aumentado, com investimentos insuficientes inclusive para compensar a depreciação do capital físico. As dificuldades vão muito além da disponibilidade de recursos financeiros e do equacionamento de fontes adequadas de funding dos projetos. Entre outros, os desafios envolvem: 

• desenvolver um marco regulatório adequado; 
• criar programas de concessão e parcerias público-privadas (PPP) que sejam atrativos para o setor privado, com procedimentos que facilitem tratar eventos não previstos nos contratos; 
• estruturar projetos, diante das possibilidades de seleção adversa e risco moral na definição de prioridades; e 
• prestar serviços à população e à economia em uma tarifa equilibrada, que permita a remuneração do investimento e que, ao mesmo tempo, seja percebida como razoável pelos usuários.  

Este artigo tem o objetivo de indicar onde se percebem as maiores oportunidades de melhoria da infraestrutura brasileira, balanceando os ganhos para sociedade com o grau de dificuldade de implementar as iniciativas sugeridas. Ele começa com a comparação entre os investimentos em infraestrutura no Brasil e no mundo. Mostra-se em que segmentos as diferenças do país em relação ao padrão mundial são mais tênues e onde as defasagens são alarmantes. Em seguida, relaciona-se o baixo investimento com a situação atual de cada setor. Destacam-se os desafios e as oportunidades de expansão da infraestrutura na economia brasileira. Ao fim, reflete-se sobre as propostas de melhoria da infraestrutura. 

Confira o artigo lançado aqui.

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Lançamento: BNDES Setorial 59
Lançamentos de publicações
Post

Lançamento: BNDES Setorial 59

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre energia renovável, cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportação.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.