Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Nova edição do BNDES Setorial traz temas de impacto socioambiental

O periódico de análises setoriais do BNDES chega a sua 53ª edição com quatro novos artigos sobre temas de relevante impacto socioambiental: saneamento, complexo industrial da saúde, gás natural e biogás.

 

O periódico de análises setoriais do BNDES chega a sua 53ª edição com quatro novos artigos sobre temas de relevante impacto socioambiental: saneamento, complexo industrial da saúde, gás natural e biogás.

 

Com foco nas fontes de recursos do setor de saneamento brasileiro, o primeiro artigo faz uma análise dos instrumentos utilizados pelas empresas em 2016 e 2019, buscando apontar caminhos para elevar os investimentos e chegar à universalização. A análise caracteriza as diferentes fontes e compara sua participação nas dívidas das empresas, com especial atenção para as emissões de debêntures.

 

Já o estudo dedicado ao complexo industrial da saúde procura analisar como o desenvolvimento de novos testes de diagnóstico, vacinas e medicamentos contra Covid-19 pode contribuir para alavancar a capacidade de inovação do país. Além de contextualizar a evolução da indústria farmacêutica nos últimos anos, o trabalho aponta para a importância de estruturar políticas públicas direcionadas à inovação no setor e revela como o próprio BNDES tem contribuído.


Os outros dois artigos da publicação levantam questões importantes na transição para a economia de baixo carbono, abordando o papel do gás natural como combustível de transição e o potencial do biogás como fonte de energia renovável no Brasil. No primeiro caso, o trabalho analisa os ganhos econômicos e ambientais decorrentes da ampliação do uso do gás natural, destacando como ele pode contribuir para a redução das emissões de CO2 e de outros poluentes. Já o estudo sobre biogás trata dos diferentes fatores que impactam a capacidade de geração, discutindo seu potencial de utilização no país.

   

Veja a seguir os destaques da edição:

  

BNDES_Setorial53_capa_miniaO financiamento dos serviços de água e esgoto: análise do passado recente (2016-2019) e desafios da diversificação de fontes para chegar à universalização
Letícia Barbosa Pimentel e Marcelo Trindade Miterhof

 

Perspectivas para o desenvolvimento da cadeia farmacêutica brasileira diante do enfrentamento da Covid-19
Carla Reis e João Paulo Pieroni

 

Gás natural – um combustível-chave para uma economia de baixo carbono
Cássio Adriano Nunes Teixeira, André Pompeo do Amaral Mendes, Ricardo Cunha da Costa, Marco Aurélio Ramalho Rocio e Haroldo Fialho Prates

 

Biogás: evolução recente e potencial de uma nova fronteira de energia renovável para o Brasil
Guilherme Baptista da Silva Maia e Diego Duque Guimarães

 

Acesse a publicação

 

 

 

 

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.