O periódico de análises setoriais do BNDES chega a sua 53ª edição com quatro novos artigos sobre temas de relevante impacto socioambiental: saneamento, complexo industrial da saúde, gás natural e biogás.
Com foco nas fontes de recursos do setor de saneamento brasileiro, o primeiro artigo faz uma análise dos instrumentos utilizados pelas empresas em 2016 e 2019, buscando apontar caminhos para elevar os investimentos e chegar à universalização. A análise caracteriza as diferentes fontes e compara sua participação nas dívidas das empresas, com especial atenção para as emissões de debêntures.
Já o estudo dedicado ao complexo industrial da saúde procura analisar como o desenvolvimento de novos testes de diagnóstico, vacinas e medicamentos contra Covid-19 pode contribuir para alavancar a capacidade de inovação do país. Além de contextualizar a evolução da indústria farmacêutica nos últimos anos, o trabalho aponta para a importância de estruturar políticas públicas direcionadas à inovação no setor e revela como o próprio BNDES tem contribuído.
Os outros dois artigos da publicação levantam questões importantes na transição para a economia de baixo carbono, abordando o papel do gás natural como combustível de transição e o potencial do biogás como fonte de energia renovável no Brasil. No primeiro caso, o trabalho analisa os ganhos econômicos e ambientais decorrentes da ampliação do uso do gás natural, destacando como ele pode contribuir para a redução das emissões de CO2 e de outros poluentes. Já o estudo sobre biogás trata dos diferentes fatores que impactam a capacidade de geração, discutindo seu potencial de utilização no país.
Veja a seguir os destaques da edição:
O financiamento dos serviços de água e esgoto: análise do passado recente (2016-2019) e desafios da diversificação de fontes para chegar à universalização
Letícia Barbosa Pimentel e Marcelo Trindade Miterhof
Perspectivas para o desenvolvimento da cadeia farmacêutica brasileira diante do enfrentamento da Covid-19
Carla Reis e João Paulo Pieroni
Gás natural – um combustível-chave para uma economia de baixo carbono
Cássio Adriano Nunes Teixeira, André Pompeo do Amaral Mendes, Ricardo Cunha da Costa, Marco Aurélio Ramalho Rocio e Haroldo Fialho Prates
Biogás: evolução recente e potencial de uma nova fronteira de energia renovável para o Brasil
Guilherme Baptista da Silva Maia e Diego Duque Guimarães