Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Nova publicação discute aspectos jurídicos da criação de fundos de investimento com imóveis públicos

A publicação Enunciados da Jornada de Direito dos Imóveis Públicos, resultado de uma iniciativa conjunta entre BNDES e FGV, reúne informações e recomendações sobre a utilização de Fundos de Investimento Imobiliários (FII) para uma gestão mais eficiente de imóveis públicos ou como forma de estruturação de planos de desestatização com esses ativos.

Foi lançada nesta sexta-feira, 10, em evento virtual promovido pelo BNDES, a publicação Enunciados da Jornada de Direito dos Imóveis Públicos, resultado de uma iniciativa conjunta entre o Banco e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O material reúne informações e recomendações sobre a utilização de Fundos de Investimento Imobiliários (FII) para uma gestão mais eficiente de imóveis públicos ou como forma de estruturação de planos de desestatização com os referidos ativos.

Como não existe um modelo consagrado para a implementação de FIIs com imóveis públicos, o assunto consiste, ao mesmo tempo, em uma oportunidade para atender as necessidades de diferentes esferas governamentais e em um desafio, uma vez que suscita dúvidas e demanda novas reflexões.

Com isso em vista, BNDES e FGV se reuniram e convidaram 27 especialistas e representantes do governo federal, das advocacias pública e privada, de órgãos de controle e da academia para debaterem diferentes aspectos do tema, tais como regime jurídico, situação registral dos imóveis e/ou direitos, aspectos tributários e estruturas de incentivos e soluções de alocação de riscos. Essas discussões foram realizadas em julho e agosto de 2021 e resultaram nos 47 enunciados da publicação, que são acompanhados por relatórios com suas fundamentações técnicas e jurídicas.

O evento de lançamento da publicação, Jornada de Direito dos Imóveis Públicos, realizado na tarde dessa sexta-feira, contou com a participação de autores e de representantes da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), de Furnas e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), bem como de diretores do BNDES.

A publicação Enunciados da Jornada de Direito dos Imóveis Públicos está disponível na Biblioteca Digital do BNDES. 

Clique aqui para acessá-la.
Temas:

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Lançamento: BNDES Setorial 59
Lançamentos de publicações
Post

Lançamento: BNDES Setorial 59

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre energia renovável, cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportação.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.