Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Publicação sobre o BNDES Exim marca os 35 anos de apoio do Banco às exportações brasileiras

Em 2025, o BNDES celebrou 35 anos de apoio às exportações brasileiras. Entre as iniciativas conduzidas para celebrar este marco, relevante tanto para a instituição quanto para a história do desenvolvimento econômico e social do Brasil, está o lançamento da publicação “BNDES Exim: 35 anos de apoio às exportações brasileiras”.

 

Ao longo de mais de três décadas de atuação como agência brasileira de crédito à exportação, o BNDES tem sido fundamental para garantir aos exportadores nacionais acesso a financiamento em condições compatíveis com as ofertadas no mercado internacional, viabilizando sua inserção e concorrência com empresas de outros países. O livro resgata esta trajetória, destacando os principais marcos, instrumentos disponibilizados durante este período, desafios e resultados alcançados desde a criação do Finamex, em 1990.

Em sua menagem de abertura, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, aborda a importância desta atuação e destaca a recente retomada dos investimentos: “Com o Plano Mais Produção – braço de financiamento da política Nova Indústria Brasil (NIB) – [o BNDES] voltou a financiar de forma mais estruturada empresas com projetos direcionados à inovação, à transformação ecológica e à exportação”.

Neste contexto, o Diretor de Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luis Pinho Leite Gordon, destaca a relevância desse apoio para o desenvolvimento nacional: “O BNDES atua para garantir que empresas brasileiras invistam em inovação, descarbonização e se tornem mais exportadoras, gerando mais receitas, divisas para a economia e para as reservas nacionais, empregos qualificados e mais bem remunerados, contribuindo para a sustentabilidade do crescimento da economia brasileira”.

A Superintendente da Área de Comércio Exterior, Lívia dos Reis José, responsável pela organização da publicação, destacou a atuação dos profissionais da casa: “Tão importante quanto celebrar as conquistas é reconhecer as pessoas que tornaram esses feitos possíveis. As conquistas aqui registradas são fruto de um trabalho integrado, dedicado e de extrema qualidade, desempenhado não apenas pelos empregados que passaram pela AEX, mas também por todos os que deram e ainda dão suporte para a realização de nossas atividades.”

Um dos destaques da publicação é o artigo “BNDES Exim. A história da atuação do BNDES no apoio às exportações brasileiras”, produzido por Fabrício Catermol, economista do BNDES. Nele, o autor explica como atuação do BNDES como agência de crédito à exportação tem sido fundamental para garantir aos

exportadores nacionais acesso a financiamento em condições compatíveis com as ofertadas no mercado internacional e essencial o desenvolvimento de alguns setores estratégicos, da indústria de bens de capital ao agronegócio, passando pelos serviços de engenharia e tecnologia.

O autor aborda ainda como, ao longo destes anos, o BNDES acompanhou as transformações da economia brasileira e do comércio exterior, adaptando-se a diferentes contextos macroeconômicos, mudanças regulatórias e novos desafios competitivos.

A publicação conta também com uma linha do tempo ilustrada que destaca os principais marcos, desde a criação do Finamex (1990), passando pela criação do produto Pós-embarque (1992); a criação do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) e do Fundo de Garantia à Promoção da Competitividade (FGPC) (1997); e a criação da Linha Exim automático (2010). Estão em destaque também algumas operações, como o início do financiamento às exportações de aeronaves ao mercado americano (1997); a primeira operação de financiamento da exportação de serviços (1998); e a primeira operação de apoio à exportação de ônibus (1998); entre tantas outras.

Os depoimentos de executivos de empresas como Embraer, Marcopolo, Mercedes Benz, South Service Trading e Scania contribuem com a perspectiva das empresas parceiras que puderam contar com o apoio do BNDES para seu crescimento e a inserção no mercado internacional.

Por último, a publicação apresenta os prêmios recebidos pelo BNDES, referentes a operações de apoio a exportação estruturadas e contratadas ao longo de mais de três décadas de atuação.

 

Confira aqui a publicação na íntegra.