Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Relatório Anual do BNDES aponta caminhos para o futuro

O BNDES divulga esta semana seu Relatório Anual 2022, publicação que apresenta os principais resultados da atuação no ano passado e sinaliza as mudanças de estratégia já aprovadas no início de 2023, assim como os desafios e oportunidades identificados para os próximos anos.

O BNDES divulga esta semana seu Relatório Anual 2022, publicação que apresenta os principais resultados da atuação no ano passado e sinaliza as mudanças de estratégia já aprovadas no início de 2023, assim como os desafios e oportunidades identificados para os próximos anos.

 

O relatório aponta que o Banco deve priorizar uma agenda de desenvolvimento reindustrializante, inclusiva, verde, digital, inovadora e criativa, o que passa por buscar melhores instrumentos e condições de financiamento, assim como novas fontes de recurso.

 

Nesse contexto, algumas oportunidades são intensificar os investimentos em energias renováveis e tecnologias verdes que promovam a transição para a economia neutra em carbono; o apoio a MPMEs, cooperativismo, agricultura familiar e microcrédito, contribuindo para inclusão produtiva; e o estímulo à inovação e à ampliação da capacidade produtiva, com foco na reindustrialização e na retomada do apoio a exportações. A valorização da diversidade e da igualdade de gênero também se destaca como diretriz que deve pautar as ações da instituição a partir de 2023.  

 

Já entre os desafios que o BNDES deve ajudar o país a enfrentar, estão um possível cenário de desaceleração da economia mundial, com reflexos nas condições de crédito e de mercado, a necessidade de requalificação da mão de obra frente à digitalização e o estabelecimento de um arcabouço regulatório associado às agendas climática e socioambiental.  

 

O relatório anual do BNDES segue o modelo do relato integrado (IFRS Foundation) e da Global Reporting Initiative (GRI), retratando como o Banco gera valor em curto, médio e longo prazos e seus principais impactos econômicos, sociais e ambientais, com destaque para cinco temas em 2022:

  • novas soluções e produtos;
  • desestatização e estruturação de projetos;
  • apoio a micro, pequenas e médias empresas (MPME);
  • mudanças climáticas; e
  • impacto da atuação do BNDES.

 

Para cada um deles, há uma seção específica que explica como o Banco atua no tema e destaca os principais resultados e avanços do ano. O documento reúne ainda informações detalhadas sobre a estrutura de governança, os relacionamentos e os principais resultados financeiros do BNDES, entre outros aspectos de seu funcionamento. A publicação é um instrumento de prestação de contas e transparência que procura contemplar os interesses dos diversos públicos da instituição.

 

>> Acesse o Relatório Anual 2022 do BNDES

 

 

 

 

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Lançamento: BNDES Setorial 59
Lançamentos de publicações
Post

Lançamento: BNDES Setorial 59

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre energia renovável, cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportação.
Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.