O BNDES divulga esta semana seu Relatório Anual 2022, publicação que apresenta os principais resultados da atuação no ano passado e sinaliza as mudanças de estratégia já aprovadas no início de 2023, assim como os desafios e oportunidades identificados para os próximos anos.
O relatório aponta que o Banco deve priorizar uma agenda de desenvolvimento reindustrializante, inclusiva, verde, digital, inovadora e criativa, o que passa por buscar melhores instrumentos e condições de financiamento, assim como novas fontes de recurso.
Nesse contexto, algumas oportunidades são intensificar os investimentos em energias renováveis e tecnologias verdes que promovam a transição para a economia neutra em carbono; o apoio a MPMEs, cooperativismo, agricultura familiar e microcrédito, contribuindo para inclusão produtiva; e o estímulo à inovação e à ampliação da capacidade produtiva, com foco na reindustrialização e na retomada do apoio a exportações. A valorização da diversidade e da igualdade de gênero também se destaca como diretriz que deve pautar as ações da instituição a partir de 2023.
Já entre os desafios que o BNDES deve ajudar o país a enfrentar, estão um possível cenário de desaceleração da economia mundial, com reflexos nas condições de crédito e de mercado, a necessidade de requalificação da mão de obra frente à digitalização e o estabelecimento de um arcabouço regulatório associado às agendas climática e socioambiental.
O relatório anual do BNDES segue o modelo do relato integrado (IFRS Foundation) e da Global Reporting Initiative (GRI), retratando como o Banco gera valor em curto, médio e longo prazos e seus principais impactos econômicos, sociais e ambientais, com destaque para cinco temas em 2022:
- novas soluções e produtos;
- desestatização e estruturação de projetos;
- apoio a micro, pequenas e médias empresas (MPME);
- mudanças climáticas; e
- impacto da atuação do BNDES.
Para cada um deles, há uma seção específica que explica como o Banco atua no tema e destaca os principais resultados e avanços do ano. O documento reúne ainda informações detalhadas sobre a estrutura de governança, os relacionamentos e os principais resultados financeiros do BNDES, entre outros aspectos de seu funcionamento. A publicação é um instrumento de prestação de contas e transparência que procura contemplar os interesses dos diversos públicos da instituição.
>> Acesse o Relatório Anual 2022 do BNDES