O BNDES divulga esta semana seu Relatório Anual 2023, a publicação que apresenta os principais resultados de sua atuação no ano passado, assim como os desafios e oportunidades identificados para os próximos anos.
O Relatório aponta para a retomada de um papel mais ativo da instituição, enquanto agente fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do nosso país. Neste contexto, destaca o compromisso com a neoindustrialização brasileira, com a recomposição da infraestrutura do país e com uma economia verde orientada para a transformação ecológica, a transição energética e o desenvolvimento sustentável.
O documento contempla as ações realizadas no decorrer do ano, explicitando novas soluções e produtos, assim como os compromissos, reparações de danos, desempenho e performance.
Além disso, apresenta algumas conquistas que o Banco realizou em 2023, entre as quais o resultado de seus esforços de transparência reconhecidos pelos órgãos de controle. Pesquisa realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) verificou que os portais públicos do BNDES são os mais transparentes entre as estatais brasileiras analisadas. Além disso, o Banco alcançou o primeiro lugar no ranking da CGU que avalia o grau de transparência ativa dos órgãos públicos.
O Relatório do BNDES segue o modelo do relato integrado (IFRS Foundation) e da Global Reporting Initiative (GRI), retratando como o Banco gera valor em curto, médio e longo prazos e seus principais impactos econômicos, sociais e ambientais, com destaque para cinco temas em 2023:
- Agropecuária
- Apoio a MPMEs e Cooperativismo
- Economia verde e mudanças climáticas
- Infraestrutura
- Neoindustrialização e inovação
O documento reúne ainda informações detalhadas sobre a estrutura de governança, os relacionamentos, a equipe e os principais resultados financeiros do BNDES, entre outros aspectos de seu funcionamento.
Acesse o Relatório Anual 2023 do BNDES.