Pular para o conteúdo principal

Menu

MOSTRANDO RESULTADOS PARA

"Comércio e serviços"

Selecione um tema
Todos
Aeroespaço e defesa
Agricultura familiar
Agroindústria
Agropecuária
Alimentos e bebidas
Amazônia
América Latina
Audiovisual
BNDES Setorial
BNDES
Biocombustíveis
Biodiversidade
Bioeconomia
Cidades inteligentes
Comércio e serviços
Construção civil
Cooperativismo
Covid-19
Crédito de carbono
Descarbonização
Desestatização
Diversidade
Economia azul
Economia circular
Economia da cultura
Educação
Emprego
Energia limpa
Energia
Estruturação de projetos
Exportação
FAT
Financiamento
Florestas
Fundo Amazônia
Governança
Impacto
Indústria de base
Indústria naval
Indústria química
Inovação
Investimento
Logística
Macroeconomia
Memória
Microcrédito
Minerais críticos
Mobilidade urbana
Mudanças climáticas
ODS
PIB
Papel e celulose
Patrimônio histórico
Pequenos negócios
Petroleo e gas
Política industrial
Políticas públicas
Prêmio BNDES
Prestação de contas
Previdência
Publicação
Relatório
Resíduos sólidos urbanos
Revista do BNDES
Saneamento
Saúde
Setor automotivo
Startups
Sustentabilidade
Telecomunicações
Texto para discussão
Transição energética
Transportes
Capa da noticia - A balança de serviços no equilíbrio das contas externas brasileiras: histórico e perspectivas
Estudos especiais
Post

A balança de serviços no equilíbrio das contas externas brasileiras: histórico e perspectivas

A balança de serviços do Brasil é historicamente deficitária, refletindo a maior demanda por serviços estrangeiros em comparação às exportações nacionais. O Estudo especial do BNDES 45 analisa a evolução da balança de servi­ços do Brasil, destacando sua composição por segmento e por país e apontando possíveis caminhos para mitigar os riscos e aproveitar as oportunidades.
Capa da noticia - Infográfico | Por que financiar exportações de bens e serviços brasileiros?
Indústria e comércio exterior
Infográfico

Infográfico | Por que financiar exportações de bens e serviços brasileiros?

O infográfico "Por que o BNDES financia exportações brasileiras de bens e serviços?" trata da importância dessa atividade, explica por que países contam com sistemas públicos de apoio à exportação e apresenta dados e fatos sobre a atuação do Banco.
Capa da noticia - Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil
Indústria e comércio exterior
Post

Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil

Ao longo da história, o comércio, uma das atividades econômicas mais tradicionais realizadas pelo homem, foi submetido de maneira gradual a inúmeras transformações. Milênios separam o escambo do pagamento com cartões de crédito, as pequenas tendas dos hipermercados e os produtos artesanais dos conteúdos digitais. No entanto, nas últimas décadas, a atividade vem sendo submetida a uma verdadeira revolução, determinada, sobretudo, pelo e-commerce, inovação que começou a ser implementada no varejo durante os anos 1990, mas que ainda se encontra em plena expansão.
Capa da noticia - Cadeia produtiva do livro no Brasil
Indústria e comércio exterior
Infográfico

Cadeia produtiva do livro no Brasil

O artigo Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro, publicado no BNDES Setorial 43, mostra como avanços tecnológicos têm provocado profundas mudanças na indústria do livro. Criamos um infográfico para apresentar os principais atores envolvidos na produção do livro no Brasil, no intuito de auxiliar na compreensão dessas transformações.
Capa da noticia - Impactos da autopublicação no setor editorial
Indústria e comércio exterior
Post

Impactos da autopublicação no setor editorial

Com o surgimento dos e-books, a autopublicação tornou-se muito mais acessível aos autores, alavancada pela grande oferta de serviços on-line com essa finalidade, como o Kindle Direct Publishing (Amazon), o CreateSpace (também da Amazon, destinado a literatura, música e audiovisual) e o Smashwords. Alguns especialistas no setor editorial entrevistados para a realização do artigo Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro, publicado no BNDES Setorial 43, veem a autopublicação como positiva do ponto de vista da bibliodiversidade, já que aumenta a quantidade de novos títulos à disposição dos leitores.

Capa da noticia - Parques tecnológicos: panorama e desafios
Indústria e comércio exterior
Post

Parques tecnológicos: panorama e desafios

O parque tecnológico é um complexo planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, promotor da cultura de inovação, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre empresas e uma ou mais instituições científicas e tecnológicas (ICT), com ou sem vínculo entre si, conforme conceitua a Lei 13.243, de 11 de janeiro de 2016.
Capa da noticia - Vantagens e desvantagens da impressão sob demanda para o setor editorial
Indústria e comércio exterior
Post

Vantagens e desvantagens da impressão sob demanda para o setor editorial

Como o próprio nome indica, a impressão sob demanda – print on demand (POD) – é um processo de produção de publicações impressas orientado pela demanda, ou seja, pelos consumidores. A impressão de cada exemplar só ocorre quando ele é requerido pelo mercado, exatamente na quantidade necessária. Várias empresas oferecem serviços de POD em diversos países do mundo, como a Lighting Source – líder mundial desse serviço, subsidiária da distribuidora norte-americana Ingram Book Company, também líder mundial; a Create Space, da Amazon; as também norte-americanas Blur, Lulu e 48HourBooks; as alemãs BOD e GGP Media; as inglesas CPI e Book Force e tantas outras.

Capa da noticia - A inovação tecnológica no varejo
Indústria e comércio exterior
Post

A inovação tecnológica no varejo

Com a incorporação de novas tecnologias ao cotidiano das pessoas e a popularização do uso de dispositivos móveis e do acesso sem fio à internet, o limite entre os universos físico e digital se torna cada vez mais tênue. No varejo, a convergência entre esses dois ambientes vem modificando substancialmente a experiência dos consumidores com marcas e produtos. Inovações tecnológicas implementadas pelas grandes cadeias de lojas apontam na direção de uma nova realidade, que vem sendo chamada de phygital retail – ou varejo “figital” –, fusão entre físico e digital.

Capa da noticia - Como surgiram as companhias low-cost?
Indústria e comércio exterior
Post

Como surgiram as companhias low-cost?

Embora seja um modelo de negócios disseminado por todo o mundo na atualidade, o conceito de empresa aérea de baixas tarifas teve início com as empresas chamadas de charter, ou “charteiras”, na forma aportuguesada. O berço desse modelo de negócios foi a Europa da década de 1960, quando as charteiras – operadoras de transporte aéreo não regular – passaram a levar, durante o verão, milhares de turistas dos países situados ao norte para as praias ensolaradas do Mediterrâneo e de Portugal.
Capa da noticia - Principais características das empresas aéreas de baixo custo
Indústria e comércio exterior
Infográfico

Principais características das empresas aéreas de baixo custo

Confira no infográfico as principais características das chamadas empresas aéreas de baixo custo. Modelo de negócios que surgiu há mais de três décadas, com a criação da Southwest Airlines nos Estados Unidos e, mesmo com as mudanças e adaptações necessárias a cada mercado e ambiente concorrencial, mantém o foco: a busca constante pelo menor custo operacional.
Capa da noticia - A nova imagem do setor de serviços
Lançamentos de publicações
Post

A nova imagem do setor de serviços

A participação do setor de serviços no produto interno bruto (PIB) e no emprego tem sido crescente nas economias desenvolvidas e naquelas em desenvolvimento. No Brasil, a participação do setor de serviços no PIB e na ocupação é de cerca de 70%. Confira no texto para discussão 119 o mapeamento da literatura gerada nas últimas décadas sobre essa transformação estrutural da economia.