Pular para o conteúdo principal

Menu

Estudos especiais Post

Avaliação de impacto: BNDES Procapcred tem resultado positivo sobre cooperados durante Covid-19

A avaliação mensurou o impacto das liberações do BNDES Procapcred em relação ao número de cooperados, cooperados com depósito a prazo e cooperados com operação de crédito nos municípios que receberam benefícios.

Edição n. 28/2024

O BNDES Procapcred, programa de financiamento a cooperados para aquisição de cotas-partes de cooperativas singulares de crédito, teve efeitos positivos e significativos sobre o número de cooperados com operações de crédito (entre 39,6% e 41,7%) e com depósitos a prazo (entre 39,6% e 47,6%) nos municípios afetados.

 

Segundo Martini, Zylberberg, Machado e D’Assumpção, autores do estudo publicado na Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, os efeitos foram maiores sobre pessoas físicas do que jurídicas, em municípios de menor centralidade, isto é, mais dependentes de serviços de outras localidades, e com menor profundidade do mercado de crédito bancário (menor relação entre os saldos das operações de crédito bancário e o PIB do município).

 

Tais resultados complementam evidências empíricas anteriormente constadas a respeito dos efeitos positivos das cooperativas de crédito sobre os municípios brasileiros, indicando que as cooperativas de crédito podem ser fundamentais para o desenvolvimento em locais menos atendidos por instituições financeiras tradicionais.

 

O fato de não terem sido encontrados efeitos de redução no crédito bancário para operações de empréstimos e de financiamentos nas localidades apoiadas, indica ainda que não houve uma troca de uma fonte de financiamento por outra, mas um real incremento do crédito.

 

A avaliação mensurou o impacto das liberações do BNDES Procapcred no número de cooperados, cooperados com depósito a prazo e cooperados com operação de crédito nos municípios que receberam benefícios. Esses municípios foram comparados com uma amostra de municípios localizados nos mesmos estados com a presença de cooperativas de crédito, mas sem cooperados beneficiados pelo programa no mesmo período.

 

Em resumo, a trajetória do número de cooperados com operações de crédito – com comportamento mais suave no grupo de municípios com apoio do programa do que no grupo de controle – indica que os efeitos estimados do BNDES Procapcred podem ser associados a uma mitigação dos impactos da crise da Covid-19.

 

EE_28

 

 

 

>>Acesse o estudo completo

 

 

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Da conjuntura econômica à sustentabilidade ambiental: conheça a coletânea dos<em> Estudos especiais do BNDES</em> 2025
Lançamentos de publicações
Post

Da conjuntura econômica à sustentabilidade ambiental: conheça a coletânea dos Estudos especiais do BNDES 2025

Um compilado de análises de temas econômicos pertinentes ao debate público, a publicação organizada por Gilberto Borça e José Antônio Pereira de Souza, economistas do BNDES, reúne 25 textos da série Estudos especiais do BNDES divulgados ao longo de 2025.
Capa da noticia - Resultado do PIB consolida desaceleração da atividade no 3T25
Estudos especiais
Post

Resultado do PIB consolida desaceleração da atividade no 3T25

O produto interno bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 (3T/2025) na comparação com o trimestre imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. O resultado ficou praticamente em linha com a mediana das expectativas de mercado (0,1%).
Capa da noticia - <p>O <em>funding</em> verde dos bancos de desenvolvimento: de onde vem?</p>
Estudos especiais
Post

O funding verde dos bancos de desenvolvimento: de onde vem?

No contexto da atual emergência climática, os bancos de desenvolvimento vêm ampliando sua atuação direcionada à descarbonização e preservação ambiental e, consequentemente, buscado novas fontes de recursos para esse fim. O Estudo especial do BNDES 61 analisa de onde vem o funding verde dos principais bancos de desenvolvimento, comparando o BNDES aos seus pares.
Capa da noticia - Emissões de gases do efeito estufa (GEE) evitadas e removidas do BNDES com o apoio do Fundo Clima
Estudos especiais
Post

Emissões de gases do efeito estufa (GEE) evitadas e removidas do BNDES com o apoio do Fundo Clima

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) é uma das principais fontes de recursos para o alcance das metas brasileiras do Acordo de Paris. As reduções ou remoções de carbono viabilizadas por meio de seus projetos são um de seus indicadores de efetividade de maior relevância. Nesse processo, as ferramentas utilizadas pelo BNDES para a realização deste cálculo são reconhecidas por sua transparência metodológica, colocando o Fundo Clima em posição de destaque.