Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

A parceria entre instituições tecnológicas e empresas para inovação: resultados do BNDES Funtec

O estímulo ao processo de inovação tem um papel fundamental para o crescimento da economia e a melhoria de sua competitividade e sua produtividade. A inovação como estratégia permanente de empresas e do país é importante fonte de vantagens competitivas, que podem se traduzir em participação de mercado, rentabilidade, produtividade e crescimento. Cada fase do processo de inovação necessita de diferentes instrumentos de apoio para se viabilizar. 

O estímulo ao processo de inovação tem um papel fundamental para o crescimento da economia e a melhoria de sua competitividade e sua produtividade. A inovação como estratégia permanente de empresas e do país é importante fonte de vantagens competitivas, que podem se traduzir em participação de mercado, rentabilidade, produtividade e crescimento.

 

Cada fase do processo de inovação necessita de diferentes instrumentos de apoio para se viabilizar. Para o apoio a startups e pequenas empresas de base tecnológica que desenvolvem projetos dentro dos prazos e riscos aceitos pelo capital de risco, por exemplo, fundos de investimento são uma opção. Por outro lado, quanto mais distante a inovação está do mercado e quanto maior é seu risco, maior é a necessidade de instrumentos não reembolsáveis que a incentivem. Isso se aplica especialmente a projetos com grande potencial de externalidades positivas.

 

Promovendo a conexão entre instituições tecnológicas e empresas

O BNDES Funtec é um instrumento não reembolsável de apoio à inovação que tem como finalidade promover a pesquisa científica e tecnológica aplicada em projetos desenvolvidos por instituições tecnológicas com a interveniência de empresas. A parceria entre instituições tecnológicas de pesquisa e empresas atuantes no mercado é fundamental para aproximar o conhecimento da academia da estratégia de pesquisa, desenvolvimento e inovação das empresas brasileiras, visando a geração de tecnologias com maior potencial de serem introduzidas no mercado.

 

As particularidades desse instrumentos de apoio em comparação a outras formas de apoio à inovação, como subvenção, crédito e equity, tornam fundamental uma avaliação de efetividade que busque capturar os diversos efeitos que podem decorrer dessa parceria IT-empresa, que, na maioria das vezes, tem o potencial de ir além dos projetos de inovação específicos apoiados.

 

Com o objetivo de analisar a efetividade das iniciativas apoiadas pelo BNDES Funtec foi realizada, em 2016, uma rodada de avaliação sobre os resultados dos projetos concluídos de janeiro de 2015 a maio de 2017 com base em uma metodologia para definição de objetivos e indicadores de resultados denominada Análise Sistêmica de Efetividade. A ASE foi desenvolvida para definição de objetivos e indicadores de resultados com base na experiência adquirida com a elaboração de quadros lógicos para programas operacionais.

 

O Texto para Discussão número 148 apresenta os resultados obtidos nessa avaliação e revela uma contribuição positiva do BNDES Funtec, sobretudo nas perspectivas de processos sistêmicos e de desenvolvimento tecnológico. As informações obtidas apontam para a boa percepção dos atores em relação à indução de parcerias entre as empresas intervenientes e as instituições tecnológicas e a evolução do número de parcerias firmadas.

 

Saiba mais no TD 148, “Os resultados do BNDES Funtec: nova avaliação baseada na Análise Sistêmica de Efetividade”, de autoria de Natalia Cintia Cupello, Isabela Brod Lemos de Abreu, Leonardo de Oliveira Santos e Vinícius Ribeiro Cordeiro.

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Lançamento: BNDES Setorial 59
Lançamentos de publicações
Post

Lançamento: BNDES Setorial 59

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre energia renovável, cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportação.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.