Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

LANÇAMENTO: BNDES SETORIAL 58

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre infraestrutura de transporte, mobilidade urbana, combustíveis sustentáveis, mercado de aeronaves, saúde e agroindústria.

 

Acaba de ser lançada a edição nº 58 do BNDES Setorial. São seis artigos trazendo diferentes abordagens sobre os temas: infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, combustíveis sustentáveis, mercado de aeronaves, saúde e agroindústria.

Em Descarbonização no transporte de cargas, os autores discutem as emissões geradas pelo setor e destacam  a necessidade de priorizar o balanceamento da matriz logística dos modos de transporte de cargas a fim de promover uma efetiva redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) .

Também relacionado ao setor de transportes, o artigo Impulso à adoção de ônibus elétricos no Brasil apresenta experiências nacionais e internacionais de implementação dos ônibus elétricos a bateria (OEB), discute os desafios e propõe diretrizes para um modelo de aquisição de OEB, cuja grande motivação é a descarbonização do transporte público.

Já o artigo Combustível sustentável de aviação trata do papel estratégico do combustível sustentável de aviação (sustainable aviation fuel – SAF) para o atingimento da meta net zero até 2050. O estudo apresenta algumas iniciativas para a regulação de voos internacionais e para a difusão de SAF, além de trazer um panorama das principais rotas tecnológicas e matérias-primas empregadas na produção de SAF.

Em Análise dos efeitos da pandemia no valor de mercado das aeronaves, os autores analisam os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o valor de mercado das aeronaves financiadas e de como os appraisers  – empresas ou pessoas especializadas em avaliar o valor de mercado de aeronaves – lidaram com esse desafio inédito.

O artigo O complexo econômico-industrial da saúde do mundo: estrutura e tendências das indústrias farmacêuticas e de dispositivos para saúde faz parte de uma série de estudos sobre a reorganização produtiva global dos setores farmacêutico e de dispositivos para saúde, os quais compõem o subsistema industrial do complexo econômico-industrial da saúde (Ceis). Além de apresentarem as estruturas de mercado, as dinâmicas concorrenciais e as tendências tecnológicas, os autores estimam os fluxos de comércio internacional para países selecionados com base em metodologia inédita.

A indústria açucareira é tema do artigo O protagonismo do Brasil no mercado global de açúcar: evolução recente e perspectivas. São analisados os investimentos necessários, a disponibilidade de recursos fixos e o crescimento de produtividade esperada para aumentar a participação do Brasil no mercado e  ampliar a oferta do produto.

O BNDES Setorial é uma publicação periódica, com edição semestral e que traz artigos de autoria das equipes do BNDES sobre setores e projetos apoiados pelo Banco. Inscreva-se na lista de assinantes para receber os novos lançamentos em meio digital.

 

>> Acesse a página da publicação

>> Assine a publicação

 

 

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.