LANÇAMENTO: BNDES SETORIAL 58
Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre infraestrutura de transporte, mobilidade urbana, combustíveis sustentáveis, mercado de aeronaves, saúde e agroindústria.
Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre infraestrutura de transporte, mobilidade urbana, combustíveis sustentáveis, mercado de aeronaves, saúde e agroindústria.
Acaba de ser lançada a edição nº 58 do BNDES Setorial. São seis artigos trazendo diferentes abordagens sobre os temas: infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, combustíveis sustentáveis, mercado de aeronaves, saúde e agroindústria.
Em Descarbonização no transporte de cargas, os autores discutem as emissões geradas pelo setor e destacam a necessidade de priorizar o balanceamento da matriz logística dos modos de transporte de cargas a fim de promover uma efetiva redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) .
Também relacionado ao setor de transportes, o artigo Impulso à adoção de ônibus elétricos no Brasil apresenta experiências nacionais e internacionais de implementação dos ônibus elétricos a bateria (OEB), discute os desafios e propõe diretrizes para um modelo de aquisição de OEB, cuja grande motivação é a descarbonização do transporte público.
Já o artigo Combustível sustentável de aviação trata do papel estratégico do combustível sustentável de aviação (sustainable aviation fuel – SAF) para o atingimento da meta net zero até 2050. O estudo apresenta algumas iniciativas para a regulação de voos internacionais e para a difusão de SAF, além de trazer um panorama das principais rotas tecnológicas e matérias-primas empregadas na produção de SAF.
Em Análise dos efeitos da pandemia no valor de mercado das aeronaves, os autores analisam os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o valor de mercado das aeronaves financiadas e de como os appraisers – empresas ou pessoas especializadas em avaliar o valor de mercado de aeronaves – lidaram com esse desafio inédito.
O artigo O complexo econômico-industrial da saúde do mundo: estrutura e tendências das indústrias farmacêuticas e de dispositivos para saúde faz parte de uma série de estudos sobre a reorganização produtiva global dos setores farmacêutico e de dispositivos para saúde, os quais compõem o subsistema industrial do complexo econômico-industrial da saúde (Ceis). Além de apresentarem as estruturas de mercado, as dinâmicas concorrenciais e as tendências tecnológicas, os autores estimam os fluxos de comércio internacional para países selecionados com base em metodologia inédita.
A indústria açucareira é tema do artigo O protagonismo do Brasil no mercado global de açúcar: evolução recente e perspectivas. São analisados os investimentos necessários, a disponibilidade de recursos fixos e o crescimento de produtividade esperada para aumentar a participação do Brasil no mercado e ampliar a oferta do produto.
O BNDES Setorial é uma publicação periódica, com edição semestral e que traz artigos de autoria das equipes do BNDES sobre setores e projetos apoiados pelo Banco. Inscreva-se na lista de assinantes para receber os novos lançamentos em meio digital.