Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Lançamento: BNDES Setorial 59

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre energia renovável, cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportação.

Já está no ar a 59ª edição do BNDES Setorial, periódico semestral que reúne análises produzidas pelas equipes técnicas do Banco sobre setores estratégicos. Nesta edição, os artigos abordam os temas: energia renovável (eólicas offshore e energia solar), cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportações.

No campo da energia renovável, o artigo Panorama da energia eólica offshore e as perspectivas para o Brasil, de Renato Santos de Souza  e Guilherme Oliveira Arantes, examina o cenário global da geração de energia eólica offshore e discute os desafios regulatórios, ambientais e financeiros para sua inserção na matriz energética brasileira. Os autores ressaltam a importância dos aspectos ambientais e sociais nas ações do setor, a fim de assegurar que os benefícios dessa fonte energética renovável se concretizem.

Ainda no tema de energias renováveis, o estudo Geração de energia solar fotovoltaica no Brasil e o desenvolvimento da cadeia local de fornecedores, de Carlos Henrique Cabral Duarte e Bruno Plattek de Araújo, examina o desenvolvimento da geração de energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo. No caso brasileiro, mostra a perda de espaço da indústria nacional, refletida na acentuada queda da participação dos módulos produzidos no país. O artigo também aponta os principais desafios e oportunidades para o fortalecimento da indústria fotovoltaica, a ampliação da cadeia de fornecedores e o avanço da inovação tecnológica no setor.

Acesse a página do Setorial

Na área de desenvolvimento urbano, o texto O desafio para cidades resilientes no Brasil analisa as políticas voltadas à adaptação às mudanças climáticas. Os autores Luciene Machado, Flavio Papelbaum, Mauricio Cardoso Gelelete e Alberto Gallo apontam que, apesar dos avanços institucionais e regulatórios, a implementação local dessas políticas ainda enfrenta barreiras significativas, especialmente em relação à dificuldade de acesso a fontes de financiamento. Como alternativa, propõem uma abordagem regional para o planejamento e execução de medidas de resiliência climática.

Já no artigo Gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil: diagnóstico, desafios e oportunidades, Letícia Pimentel  e Luciana Capanema apresentam os principais desafios enfrentados para a gestão de RSUs no contexto brasileiro, abordando os aspectos de sustentabilidade financeira, governança, regionalização dos serviços e inclusão social. Destaque é dado à regionalização da gestão desses serviços, apontada como uma estratégia promissora para enfrentar os desafios do setor, especialmente aqueles relacionados à viabilidade econômica.

O tema das exportações está presente em dois estudos desta edição. No artigo Complexidade e o apoio do BNDES às exportações, Alexandre Kussunoki Lautenschlagero analisa a competitividade brasileira com base em indicadores de complexidade dos produtos. O estudo reconstitui o histórico da linha de pesquisa desses indicadores, explicitando seu método de cálculo e analisando suas características e resultados. Além disso, discute a aplicação desses conceitos à pauta brasileira de exportação e às linhas do BNDES de apoio à exportação.

Por fim, o artigo Desenvolvimento econômico e exportações de serviços empresariais intensivos em conhecimento: relações de causalidade e evidências empíricas, de Bruno Galvão dos Santos, discute o papel estratégico dos serviços empresariais intensivos em conhecimento (Seic) para o desenvolvimento dos países. A análise aborda os fatores que impulsionam as exportações desses serviços e as oportunidades para ampliar a participação brasileira no comércio global desse segmento.

Solicite o impresso

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.