Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Mobilidade urbana une questão ambiental à qualidade de vida nas cidades

No terceiro estudo da série #Por um futuro sustentável, são analisados os diversos efeitos positivos do investimento em mobilidade urbana, tema que conecta a agenda ambiental ao cotidiano das grandes cidades. 

 

No terceiro estudo da série #Por um futuro sustentável, são analisados os diversos efeitos positivos do investimento em mobilidade urbana, tema que conecta a agenda ambiental ao cotidiano das grandes cidades. 

 

O setor de transportes é responsável por 13% das emissões líquidas de CO2 no Brasil, sendo que o transporte motorizado individual tem peso significativo (de 77%) dentro da atividade voltada a passageiros. Assim, investir em projetos de mobilidade urbana é fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a poluição sonora e atmosférica, mas também para diminuir acidentes, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população.

mobilidade_capa_icone 

O BNDES é um importante parceiro nessa agenda, com desembolsos que totalizam cerca de R$ 30,5 bilhões a projetos de mobilidade urbana de alta e média capacidades, no período de 2000 a 2020. Essa atuação inclui, mais recentemente, o apoio ao VLT e BRT do Rio de Janeiro, ao BRT de Sorocaba (SP) e ao metrô de Salvador (BA), que representam juntos emissões evitadas de cerca de 3,5 milhões de toneladas de CO2 equivalentes.

 

Baixe o estudo completo e saiba mais sobre como o BNDES vem trabalhando por um futuro sustentável

 

Acesse também a versão em inglês

   

 

 

 

 

 

 

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Lançamento: BNDES Setorial 59
Lançamentos de publicações
Post

Lançamento: BNDES Setorial 59

Em sua nova edição, o periódico de análises setoriais do BNDES traz artigos sobre energia renovável, cidades resilientes, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e exportação.
Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.

O que você está buscando?