As novas edições do Mapeamento BNDES Garagem mostram como empreendedores e startups podem contribuir para a solução de problemas nas áreas de saúde e educação. As publicações são parte de uma série que o Banco divulga para ajudar a fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo, antecipando as discussões da Semana BNDES de Impacto (de 5 a 9 de julho).
Como empreendedores e startups podem contribuir para a solução de problemas sociais e ambientais? Antecipando as discussões da Semana BNDES de Impacto, que acontece de 5 a 9 de julho, o Banco divulga uma série de mapeamentos realizados com representantes das áreas de negócios da instituição e com especialistas externos que buscam responder essa questão.
Negócios de impacto são empreendimentos que têm o objetivo de gerar impacto socioambiental e resultado financeiro positivo de forma sustentável, conforme definição da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto – Enimpacto. Saiba mais sobre as características desse tipo de negócio, mensuração e avaliação de resultados, e sobre o ecossistema de fomento no Brasil.
É cada vez mais importante que as empresas estejam atualizadas sobre as principais inovações e tendências tecnológicas, seja para que se tornem mais eficientes ou para que possam explorar novos mercados. Em 2019, o BNDES realizou a primeira edição do programa BNDES Garagem, um piloto de aceleração de startups. Com base nessa experiência, o artigo Estimulando o empreendedorismo em empresas – o caso da primeira edição do programa BNDES Garagem traz cinco aprendizados sobre a estruturação de programas de apoio a startups.
Investidores anjo: ajudando empresas a sair do papel
O crescimento econômico e a competitividade internacional de um país, em um horizonte de longo prazo, dependem, em grande parte, do fomento à criação de empresas inovadoras e de base tecnológica. A inovação é uma variável essencial na equação do desenvolvimento, sobretudo no que se refere aos mercados e setores intensivos em tecnologia. Em um cenário de evolução científica acelerada e de surgimento de novas tecnologias disruptivas, encontrar formas de garantir o capital necessário para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica é fundamental. O maior desafio é atrair investimentos em empreendimentos e projetos com altos graus de risco e incerteza. Nesse contexto o amadurecimento e a ampliação do mercado de capital de risco se torna estratégico para o Brasil.