Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

O BNDES e o investimento: 2000 a 2016

Em dez anos, a taxa de investimento brasileira saiu de 16,6% do produto interno bruto (PIB), em 2003, para 20,9% do PIB, em 2013. Em apenas três anos, esse desempenho foi mais do que revertido, com a taxa caindo para 16,4% do PIB, em 2016. No Texto para Discussão de Fernando Puga e Humberto Gabrielli, além de fazerem uma análise da evolução da taxa de investimento brasileira, também comparam a evolução dos investimentos com a dos desembolsos do BNDES. Confira na íntegra.

Em dez anos, a taxa de investimento brasileira saiu de 16,6% do produto interno bruto (PIB), em 2003, para 20,9% do PIB, em 2013. Em apenas três anos, esse desempenho foi mais do que revertido, com a taxa caindo para 16,4% do PIB, em 2016. Essa oscilação no investimento está longe de ser fora do comum na experiência internacional. No entanto, deixa a forte impressão de o país ter dado um passo atrás em sua história, ou seja, que tudo que foi obtido no primeiro período foi desperdiçado no segundo. No que tange ao BNDES, banco de desenvolvimento voltado a impulsionar o investimento, cabe investigar qual foi o resultado de sua atuação nesses anos.

No “Texto para Discussão 122 – O BNDES e o investimento: 2000 a 2016”, Fernando Puga e Humberto Gabrielli, além de fazerem uma análise da evolução da taxa de investimento brasileira, também comparam a evolução dos investimentos com a dos desembolsos do BNDES,  analisam os desempenhos na indústria, no segmento de micro, pequenas e médias empresas e na infraestrutura e comparam o estoque de crédito do Banco e o estoque de capital fixo da economia.

Acesse a página da publicação
Baixe a versão integral

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?
Lançamentos de publicações
Post

BNDESPAR: para que serve, como funciona e em que investe?

Em novo Texto para discussão, especialistas do BNDES traçam um histórico de sua atuação no mercado de capitais, apontando a importância dessa atividade para o desenvolvimento e explicando a nova estratégia de investimentos da BNDESPAR.
Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.

O que você está buscando?