Pular para o conteúdo principal

Menu

Lançamentos de publicações Post

Um novo BNDES para os novos tempos: a estratégia do BNDES

O planejamento estratégico é um importante instrumento para que os bancos de desenvolvimento atuem frente aos desafios contemporâneos, especialmente àqueles relacionados à promoção do desenvolvimento sustentável, com enfrentamento da crise climática e redução das desigualdades. A publicação “Um BNDES para os novos tempos: relatório sobre a estratégia do BNDES” traz análises do panorama mundial e nacional relacionadas ao tema e detalha a estratégia do BNDES para o ciclo de 2024 a 2028.

Diversos países têm procurado estabelecer políticas de desenvolvimento produtivo aliadas à transição justa para uma economia verde, buscando também uma posição de liderança no mundo digital.

Os bancos de desenvolvimento (BD) mostram-se relevantes na construção e implementação dessas políticas. Assim, além do cumprimento de seu papel anticíclico, observa-se que os BDs buscam realinhar suas estratégias de longo prazo frente aos novos desafios, de forma a viabilizar o financiamento de longo prazo para os investimentos requeridos para a transição rumo a um modelo econômico mais inclusivo, compatível com as respostas às crises do nosso tempo.

O relatório “Um BNDES para os novos tempos: relatório sobre a estratégia do BNDES” aborda, entre outros temas, o cenário de oferta mundial de energia frente às metas do Acordo de Paris, a competição pela liderança mundial em tecnologia da informação e a ocorrência de taxa de investimento líquida negativa no Brasil em anos recentes. Com base nessa análise, foram identificadas ameaças e oportunidades à estratégia do Banco.

O relatório mostra como os governos estão enfrentando os desafios associados às grandes tendências analisadas. No caso brasileiro, são destacadas algumas das políticas públicas que têm conexão direta com a estratégia do BNDES: o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a Nova Indústria Brasil (NIB) e o Plano de Transformação Ecológica (PTE).

O histórico recente de desempenho do BNDES e os desafios para a retomada da sua atuação também são abordados na publicação. Dentre os desafios apresentados, destaca-se o processo de reestruturação do funding do Banco, considerando tanto a diversificação das fontes de recursos, quanto a viabilização de condições financeiras compatíveis com a realização dos projetos alinhados com a estratégia de transformação ecológica e social do país.  

Por fim, a Estratégia de Longo Prazo 2024-2028 do BNDES é apresentada com o objetivo de explicitar seus elos com as tendências mundiais e brasileiras identificadas anteriormente e com as diversas políticas públicas alinhadas à sua atuação.

Acesse a publicação.

Se você gostou desse conteúdo, confira esses:

Capa da noticia - Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024
Lançamentos de publicações
Post

Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2024

Em 2024, o Fundo Amazônia alcançou a marca de 119 projetos apoiados desde sua criação, com desembolso total de R$ 1,76 bilhão. Informações detalhadas sobre sua atuação e os projetos estão reunidas no relatório 2024.
Capa da noticia - Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico
Lançamentos de publicações
Post

Lançada Revista do BNDES 60: edição marca 30 anos do periódico

A edição aborda a retomada da relevância do BNDES no financiamento de longo prazo da economia brasileira, a relevância de fundos como FAT, Fundo Clima, Fundo Amazônia e FGI para o desenvolvimento, experiências internacionais de sistemas públicos de crédito à exportação, o novo protagonismo da política industrial, um método para calcular prêmio de risco em projetos de infraestrutura e o controle societário de companhias abertas por fundos de investimento no Brasil.
Capa da noticia - Tendências da previdência social no Brasil
Lançamentos de publicações
Post

Tendências da previdência social no Brasil

Em novo Texto para discussão, Fabio Giambiagi discute as tendências da previdência social brasileira de um ponto de vista demográfico. O artigo aborda desde dados da década de 1980 até as reformas mais recentes, apontando os desafios que o país ainda precisa enfrentar.
Capa da noticia - Descarbonização dos transportes: perspectivas diante da transição energética
Lançamentos de publicações
Post

Descarbonização dos transportes: perspectivas diante da transição energética

A descarbonização do setor de transportes será fundamental para o atingimento das metas do Acordo de Paris. A recém-lançada publicação Descarbonização dos transportes – Perspectivas diante da transição energética aborda os desafios e oportunidades para os setores automotivo, de minerais críticos, de biocombustíveis, de logística e de mobilidade urbana nesse contexto, em uma discussão que engloba infraestrutura, neoindustrialização e economia de baixo carbono simultaneamente.