Pular para o conteúdo principal

Menu

MOSTRANDO RESULTADOS PARA

"Economia da cultura"

Selecione um tema
Todos
Aeroespaço e defesa
Agricultura familiar
Agroindústria
Agropecuária
Alimentos e bebidas
Amazônia
América Latina
Audiovisual
BNDES Setorial
BNDES
Biocombustíveis
Biodiversidade
Bioeconomia
Cidades inteligentes
Comércio e serviços
Construção civil
Cooperativismo
Covid-19
Crédito de carbono
Descarbonização
Desestatização
Diversidade
Economia azul
Economia circular
Economia da cultura
Educação
Emprego
Energia limpa
Energia
Estruturação de projetos
Exportação
FAT
Financiamento
Florestas
Fundo Amazônia
Governança
Impacto
Indústria de base
Indústria naval
Indústria química
Inovação
Investimento
Logística
Macroeconomia
Memória
Microcrédito
Minerais críticos
Mobilidade urbana
Mudanças climáticas
ODS
PIB
Papel e celulose
Patrimônio histórico
Pequenos negócios
Petroleo e gas
Política industrial
Políticas públicas
Prêmio BNDES
Prestação de contas
Previdência
Publicação
Relatório
Resíduos sólidos urbanos
Revista do BNDES
Saneamento
Saúde
Setor automotivo
Startups
Sustentabilidade
Telecomunicações
Texto para discussão
Transição energética
Transportes
Capa da noticia - O futuro das instituições culturais: tecnologia e colaboração em rede
Indústria e comércio exterior
Post

O futuro das instituições culturais: tecnologia e colaboração em rede

Os museus brasileiros fazem parte do grupo de instituições responsáveis pela manutenção e preservação do patrimônio cultural e, portanto, da identidade e da memória do país. Diante da transformação digital vivida pelo mundo nas últimas décadas, essas instituições têm a oportunidade de adotar novos modelos de gestão e de interação com a sociedade, que favoreçam sua longevidade e sustentabilidade financeira.
Capa da noticia - 5 pontos para entender os fundos patrimoniais (endowments)
Social e cultura
Post

5 pontos para entender os fundos patrimoniais (endowments)

A Lei 13.800, aprovada em 4 de janeiro de 2019, estabelece as bases para o funcionamento dos fundos patrimoniais, também conhecidos como endowments, no Brasil. Esses fundos são veículos constituídos em benefício de causas de interesse público de diversas naturezas com a finalidade de captar doações e impulsionar sua sustentabilidade financeira. Conheça cinco pontos fundamentais para entender o marco regulatório dos fundos patrimoniais no país.
Capa da noticia - Patrimônio cultural e turismo como indutores do desenvolvimento
Social e cultura
Post

Patrimônio cultural e turismo como indutores do desenvolvimento

Capa da noticia - Animação: qual é o tamanho do mercado consumidor brasileiro?
Indústria e comércio exterior
Infográfico

Animação: qual é o tamanho do mercado consumidor brasileiro?

As animações brasileiras vêm ganhando força em diversas mídias e públicos. Obras animadas brasileiras preenchem o horário nobre dos canais de TV paga e passam a aparecer nos cinemas nacionais. Elas também vêm recebendo indicações e ganhando os principais prêmios da animação mundial, caso de séries como O Show da Luna e S.O.S. Fada Manu, indicadas ao Emmy Kids, e dos filmes Uma história de amor e fúria e O menino e o mundo, vencedores do Festival de Annecy em 2013 e 2014, respectivamente. Confira no infográfico que preparamos os principais números do mercado consumidor de animação no Brasil.
Capa da noticia - Matchfunding: turbinando o financiamento coletivo
Social e cultura
Post

Matchfunding: turbinando o financiamento coletivo

O financiamento coletivo ainda é recente no Brasil, mas diferentes plataformas de crowdfunding já operam no país e vêm contribuindo para a realização de um número expressivo de projetos. O matchfunding acrescenta a esse modelo a presença de um investidor institucional, que complementa as doações captadas junto ao público e amplia as possiblidades desse tipo de financiamento. Aproveitando o lançamento do Matchfunding BNDES+Patrimônio Cultural, preparamos um artigo para que você saiba mais sobre o tema. 
Capa da noticia - Cadeia produtiva do livro no Brasil
Indústria e comércio exterior
Infográfico

Cadeia produtiva do livro no Brasil

O artigo Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro, publicado no BNDES Setorial 43, mostra como avanços tecnológicos têm provocado profundas mudanças na indústria do livro. Criamos um infográfico para apresentar os principais atores envolvidos na produção do livro no Brasil, no intuito de auxiliar na compreensão dessas transformações.
Capa da noticia - Impactos da autopublicação no setor editorial
Indústria e comércio exterior
Post

Impactos da autopublicação no setor editorial

Com o surgimento dos e-books, a autopublicação tornou-se muito mais acessível aos autores, alavancada pela grande oferta de serviços on-line com essa finalidade, como o Kindle Direct Publishing (Amazon), o CreateSpace (também da Amazon, destinado a literatura, música e audiovisual) e o Smashwords. Alguns especialistas no setor editorial entrevistados para a realização do artigo Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro, publicado no BNDES Setorial 43, veem a autopublicação como positiva do ponto de vista da bibliodiversidade, já que aumenta a quantidade de novos títulos à disposição dos leitores.

Capa da noticia - A economia criativa e o mercado audiovisual
Indústria e comércio exterior
Post

A economia criativa e o mercado audiovisual

Conheça no infográfico os diferentes tipos de desestatização, com base na legislação sobre o tema.
Capa da noticia - Vantagens e desvantagens da impressão sob demanda para o setor editorial
Indústria e comércio exterior
Post

Vantagens e desvantagens da impressão sob demanda para o setor editorial

Como o próprio nome indica, a impressão sob demanda – print on demand (POD) – é um processo de produção de publicações impressas orientado pela demanda, ou seja, pelos consumidores. A impressão de cada exemplar só ocorre quando ele é requerido pelo mercado, exatamente na quantidade necessária. Várias empresas oferecem serviços de POD em diversos países do mundo, como a Lighting Source – líder mundial desse serviço, subsidiária da distribuidora norte-americana Ingram Book Company, também líder mundial; a Create Space, da Amazon; as também norte-americanas Blur, Lulu e 48HourBooks; as alemãs BOD e GGP Media; as inglesas CPI e Book Force e tantas outras.

Capa da noticia - Animação: técnicas e processo
Indústria e comércio exterior
Infográfico

Animação: técnicas e processo

desenho animado surgiu no início do século XX, derivado de uma sequência de quadros feitos à mão. Na animação manual a ilustração é feita com lápis e papel e cada pose da personagem é desenhada separadamente para a criação de uma sequência lógica que dá a impressão de movimento. Atualmente, com o avanço da computação, raras são as animações manuais feitas para comercialização no cinema ou na TV. Surgida na década de 1970, a computação gráfica possibilitou auxiliar o processo produtivo de animação, aumentando a produtividade, dado que não é mais necessário contornar e pintar repetidamente todo quadro à mão, o que reduz o tempo de renderização [Yoon (2008)]. 
Capa da noticia - A economia da cultura e o patrimônio como âncora do desenvolvimento
Social e cultura
Post

A economia da cultura e o patrimônio como âncora do desenvolvimento

A Economia da Cultura é uma terminologia disseminada a partir da década de 90 que procura dar luz à contribuição econômica dos setores ligados à cultura, especialmente na geração de renda e emprego. Acostumados a terem seu valor reconhecido pelo ponto de vista simbólico, de identidade e educativo, os segmentos que compõem o setor da cultura, por tradicionalmente não terem sido mapeados e “empacotados” de forma conjunta, sempre tiveram sua contribuição econômica desconhecida ou subestimada. O surgimento, portanto, da terminologia da Economia da Cultura contribuiu para essa mensuração, permitindo uma maior valorização dos segmentos culturais no âmbito das políticas públicas em diversos países. Saiba mais aqui.
Capa da noticia - Panorama do setor de jogos digitais no Brasil | Infográfico
Indústria e comércio exterior
Infográfico

Panorama do setor de jogos digitais no Brasil | Infográfico

Confira no infográfico os resultados da pesquisa realizada pelo BNDES, em 2017, com empresas do setor de jogos digitais no Brasil. Os dados revelam o perfil das empresas e seus principais mercados de atuação (entretenimento, educacional, etc.), além das plataformas utilizadas (PC, mobile, realidade virtual), canais de distribuição (GooglePlay, Apple Store) e fontes de financiamento.